quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Novas Modalidades Olímpicas

Estive pensando sobre os esportes que são incluídos nos Jogos Olímpicos. Todos têm um mínimo de países praticantes para poderem estar lá, sendo mostrados a todo o mundo. Esta edição é a última onde dois esportes vão estar presentes justamente por isso. Então, para ocupar essas duas novas vagas, eis que muitos e muitos "esportes" são sérios candidatos, já que muitos países os praticam. Vamos aos jogos.

Escravos de Jó

Todo o mundo já brincou algum dia de Escravos de Jó, isso mesmo, aquela brincadeira onde todos cantam aquela bela canção transcrita abaixo:

"Escravos de Jó,
jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar

/: Guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-zá :/"

Esta fantástica modalidade esportiva é capaz de entreter grupos médios por horas a fio. Segundo minhas fontes seguras, esta brincadeira é feita nos mais longínqüos recantos da terra, então por que ela não vira uma modalidade olímpica?

O resultado seria uma grandiosa integração entre as nacionalidades, cada uma cantando a canção em sua própria língua, tomei a liberdade de fazer uma transcrição livre para o Inglês:

"The Jo slaves
They played caxanga
Get it out, put it down, let it stay
/: Warriors with warriors do zig-zig-zah :/"

Uma integração fantástica! Na mesma roda, americanos, franceses, brasileiros, espanhóis, russos, e muito mais. Cada um cantando a adorada música na sua própria língua.
Nas próximas Olimpíadas, vote Escravos de Jó.

Porrinha
Ah, a porrinha. Praticada no mundo todo por alunos entediados das aulas chatas de Geografia (a estratégia varia de lugar para lugar, mas normalmente os jogadores praticam este esporte escondidos atrás de algum colega que de fato está prestando atenção na aula, para não levantar suspeitas). Porrinha é um jogo que envolve concentração, estratégia e conhecimento de si mesmo assim como muitos outros esportes já presentes na tão seleta elite olímpica. É um "non language game", que é um jogo não ligado à palavras, sendo possível jogá-lo até mesmo em lugares barulhentos.
Nas próximas Olimpíadas, é Porrinha na cabeça.

Amarelinha
Crianças (e convenhamos, alguns adultos também) do mundo todo praticam alguma variante deste empolgante jogo. Todos gostam de pular sem pisar na ou fora da linha. Capaz de envolver grupos pequenos por horas, este grande achado da nossa vã filosofia vem alegrando gerações de seres humanos que não conseguem criar mais nenhuma brincadeira ou cansaram das outras.
Nas próximas Olimpíadas, não vote em branco, vote Amarelinha.

Salto de Muro
É sabido que os praticantes deste esporte vêm encontrando grandes dificuldades para treinar. Graças às novas dimensões dos muros e às cercas elétricas no alto. Embora os motivos para pular-se um muro sejam os mais variados, o mais conhecido é roubar galinha do vizinho. Mesmo que o motivo não seja lá muito nobre, muitos esportes começaram com motivos nada nobres também, como o arremesso de peso (sabe-se que na antiga Grécia, as sogras jogavam pedras nas cabeças dos genros).
Nas próximas Olimpíadas, não fique em cima do muro, salte-o logo de uma vez, vote Salto de Muro.

Bola de Gude
Há, no mundo, modalidade esportiva mais praticada? Será que todas as crianças do mundo um dia já participaram de tal atividade? Todas as crianças do mundo eu não sei, mas a gigantesca e esmagadora maioria dos meninos já. E para representar esses jovens atletas que passam dias e noites, sob o sol ardente, jogande este singelo jogo, vote Bola de Gude nas Olimpíadas de 2012.

Não sabe onde serão as Olimpíadas de 2012?

Clique aqui pra saber!

Até a próxima!

Nenhum comentário: