quarta-feira, 23 de julho de 2008

O poder do gratuito bem feito

Sou um grande fã do gratuito, mas do bem feito - quem nunca viu uns programinhas fajutos por aí? Bem, outra coisa que gosto bastante é Informática, juntei as duas coisas para ver o que dava.
Hoje em dia, o software livre é a encarnação do gratuito (o software é gratuito, mas as vezes o autor cobra uma taxa, de suporte, por exemplo). Além do mais, o usuário tem total liberdade de usar o software para qualquer fim e tirar tantas cópias quiser ou precisar. O usuário ainda tem acesso ao código fonte - e usá-lo como quiser.
Já o software preso, algumas vezes é gratuito também, mas o usuário tem apenas o direito de executá-lo, ter um número máximo de cópias e não pode usar para qualquer fim (usar o PhotoShop para editar vídeos, nem pensar, por exemplo).
Mas chega de papo, vamos às disputas.

Livres x Presos

  • 1ª Luta - Navegadores
Internet Explorer x Mozilla Firefox
História
O Internet Explorer surge em 23 de Agosto de 1995, naquele tempo, o mercado de browsers era dominado por um programa que hoje foi praticamente extinto, chamado Netscape Navigator. O Navigator reinou durante alguns anos (1995, a internet ainda engatinhava), mas de uma hora para outra, parou de receber atualizações, mesmo sendo pago, durante algum tempo estagnou e quando voltou, estava pior que a versão anterior. Nesse meio tempo parado, surgiu o Internet Explorer, que além de ser gratuito, vinha o com o Windows, o sistema que já era o mais utilizado.
Diante de uma concorrência dessas, o Netscape Navigator morreu.
O Mozilla Firefox 1.0 foi lançado em 9 de novembro de 2004, antes do seu lançamento já foi aclamado por jornais de renome, como o Forbes. Para especialistas, a Guerra dos Browsers havia retornado. De lá pra cá, o Firefox ganhou milhões de adeptos ao redor do mundo. Atualmente, está na versão 3.0.1. O Firefox tem como atrativo a sua capacidade de usar add-ons que são pequenos programas que funcionam integrados, dando maior funcionalidade. Além disso, é muito menos vulnerável às pragas virtuais, como spywares e outros tipos.

A Luta Do Século
Anos depois de convivência (nada) pacífica, ambos os browser são amados e odiados. Recentemente o Firefox promoveu um Download Day (dia combinado onde as pessoas baixam um software) e entrou para o Livro dos Recordes como o software mais baixado em 24 horas - mais precisamente 8,002,530 de vezes, confira a notícia aqui.
Milhares de usuários abandonam o Internet Explorer a cada dia, o Mozilla Firefox é um dos grandes culpados disso.

Depois de toda essa história, ficou curioso com o Firefox?
Você pode adquiri-lo gratuitamente clicando na figura abaixo:
Firefox 3 - Brazil

Em breve, uma disputa entre mais dois grandes opositores do mundo da Informática.

Um comentário:

Pierre disse...

EU tenho os Dois (IE e FIREFOX) !
Cada um tem sua funcionalidade !

----------------------------------------------
http://ogrobo71.blogspot.com/

*Campanha Contra a Pedofilia
*A Nova Revolução Cultural
*5º Selo

[A PROCURA DE NOVAS PARCERIAS]

Abç's !